O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, decidiu recomendar a aplicação da vacina CoronaVac, contra a covid-19, para crianças entre 3 e 5 anos.
Em nota divulgada na sexta (15), a pasta informou que os estoques já existentes nos estados e municípios devem ser utilizados também nesse novo público. O órgão frisou que “segue em tratativas para aquisição de novas doses” da substância.
A decisão do Ministério da Saúde veio após ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na mesma direção.
Conforme noticiado por este jornal digital, a Anvisa autorizou na quarta (13) a inoculação no público infantil com duas doses da vacina, com intervalo de 28 dias entre elas. A aprovação vale somente para crianças que não têm problemas com a imunidade.
A decisão da agência, na qual a Saúde se baseou, foi fundamentada em diversos estudos nacionais e internacionais sobre a eficácia da vacina em crianças.