A atuação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste início do governo não tem agradado grande parcela do agronegócio no Brasil. Integrantes do Executivo federal, no entanto, dizem que o segmento tem registrado avanços — sobretudo no mercado internacional.
Por um lado, produtores rurais têm reclamado de um esvaziamento do Ministério da Agricultura e de medidas do governo que burocratizam o setor produtivo.
Os acenos constantes do governo à causa ambiental, como se o meio ambiente fosse antagônico ao agro, também é motivo de conflito.
Tudo isso culmina numa dificuldade de reconciliação de Lula com um setor que deu amplo apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições passadas.
Algumas falas do novo chefe do Executivo já eram aguardadas pelo segmento, mas há uma frustração de muitos produtores que esperavam ao menos um empenho na missão de reconstruir pontes.
No momento, a maioria dos empresários do agro ainda está concentrada em questões internas e fazem balanços para garantir o andamento de suas operações em 2023. Muitos deles, no entanto, já dizem que atuação de Lula neste ano não condiz com a condução da campanha petista no ano passado.
Pontos criticados pelo agro
Conab e Incra saíram do Ministério da Agricultura para MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário);
Ministro do MDA sinalizou anular títulos dados por Bolsonaro a assentados;
Cadastro Ambiental Rural foi para o Ministério do Meio Ambiente;
Avanços alegados pelo governo no front internacional
Indonésia habilitou 11 frigoríficos brasileiros de carne bovina para exportar para o país;
China habilitou mais 25 frigoríficos brasileiros a exportarem;
Reuniões bilaterais entre Brasil e Alemanha, maior economia da Europa.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.