O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou seu primeiro pronunciamento em rede nacional de rádio de TV do terceiro mandato neste último domingo (30).
Em sua fala, o petista confirmou o aumento do salário mínimo para R$ 1.320 e disse que enviará um projeto de lei (PL) ao Congresso para que os reajustes anuais ocorram sempre acima da inflação.
O vídeo institucional, em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado nesta segunda-feira (1º), foi exibido às 20h em todas as emissoras do Brasil.
“Estejam certos de que, até o fim do meu mandato, ele [salário mínimo] voltará a ser um grande instrumento de transformação social que foi no passado, quando cresceu 74% acima da inflação”, disse o mandatário.
O chefe do Executivo também anunciou a alteração na faixa de isenção do Imposto de Renda (IR). “A partir de agora, o valor até R$ 2.640 por mês não pagará mais nem um centavo de imposto de renda”, afirmou ele.
No início do pronunciamento, Lula citou números da criação de empregos e aumento do salário mínimo de gestões anteriores do PT e afirmou que “tudo piorou nos últimos anos”, em mais uma crítica -desta vez indireta- a Jair Bolsonaro (PL).
“O emprego sumiu. Os salários perderam poder de compra. A inflação subiu. Os juros dispararam. Direitos conquistados ao longo de décadas foram destruídos de um dia para o outro. Poucas vezes na história o povo brasileiro foi tratado com tanto desprezo, e teve tão pouco a comemorar”, declarou o presidente.