Após a medida do presidente Jair Bolsonaro que isentou os japoneses da exigência do visto de turismo e de negócios, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, voltou a dizer que aumentou o número de executivos japoneses interessados em desembarcar no país para conhecer melhor os brasileiros, seus projetos e assim realizar grandes investimentos.
Akira fez questão de enfatizar que tais investimentos estão integralmente ligados às reformas da Previdência e Tributária em tramitação no Congresso Nacional.
Ele diz que o mundo espera que Bolsonaro mude a realidade do Brasil e adote liberação da economia e política de livre comércio.
Ainda segundo Akira, o Japão olha para o Brasil com muita ‘expectativa’ e ‘entusiasmo’.
Em março, ao ser entrevistado pela Agência Brasil, o embaixador afirmou:
“Se a política se estabiliza e a economia caminhar bem não só as empresas japonesas, mas muitas companhias do mundo terão muito interesse em investir no Brasil.”
De acordo com o representante diplomático, há cerca de 700 empresas japonesas atuando no Brasil.
“Compartilhamos valores fundamentais básicos como democracia, direitos humanos e justiça. Queremos desenvolver ainda mais essa parceria não só no contexto bilateral mas nos fóruns internacionais.”
CORREÇÃO
O Conexão Política errou ao veicular o título “700 empresas japonesas querem investir no Brasil com expectativa ao governo Bolsonaro”. Após mais informações sobre a declaração, corrigimos para “Embaixador japonês diz que diversas empresas do Japão e do mundo querem investir no Brasil”.