As mudanças tecnológicas, especialmente com a chegada do streaming, têm impactado fortemente as TV por assinatura. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelam que quase metade dos clientes abandonou o serviço nos últimos 10 anos.
Em fevereiro de 2024, o número de assinantes é de 10,1 milhões.
Desde 2014, quando o serviço atingiu seu pico com 19,6 milhões de assinantes, a TV por assinatura vem perdendo clientes continuamente. Em uma década, houve uma queda de quase 50%, resultando em 9,5 milhões de assinantes a menos.
A cifra atual, registrada em fevereiro de 2024, é a mais baixa em 14 anos de medições, conforme dados da Anatel. O total atual se aproxima do registrado em 2010, quando havia 9,6 milhões de assinantes.
O presente é a internet
Enquanto a TV por assinatura perdeu metade de seus clientes em uma década, o principal concorrente tem registrado um crescimento significativo. A Kantar Ibope revela que, em fevereiro de 2024, o consumo de vídeos sob demanda representa 30,7% do mercado brasileiro.
Os dados mostram que o streaming já supera a TV por assinatura, que detém apenas 8,1% da fatia de mercado.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, cerca de 43,4% dos lares brasileiros, ou aproximadamente 31,1 milhões de residências, possuem ao menos um serviço de streaming assinado.