É chegado o tempo de desacelerar. O período de fim de ano, somado com as férias das crianças, é uma excelente oportunidade para desfrutar de diversos momentos com a família.
A família é a mais antiga instituição humana. De muitas maneiras, ela pode ser considerada a mais importante, como unidade basilar da sociedade. E, por isso, tornou-se o principal alvo das guerras culturais e políticas, porque é nela que se forma o alicerce dos indivíduos.
Mesmo quando nossas instituições educacionais, desde a pré-escola até a faculdade, tornam-se cada vez mais inflamadas de ativistas em seus impulsos para doutrinar jovens, ainda há famílias que conseguem resistir às tentações do progressismo.
Apesar das batalhas culturais que cercam os dias atuais, ainda é possível unir a família e as crianças em princípios voltados à fé, ao elo conservador e a questões de liberdade.
Um hábito clássico, de fomentar o imaginário, de sentar-se confortavelmente com pessoas queridas e navegar para bem longe sem sair do lugar, é o ato de assistir a bons filmes e histórias, sejam eles com a inicial H, atrelados a fatos históricos, ou com a letra E, que remetem a pontos ficcionais e literários. Assistir a uma boa programação é quase como um ritual indispensável, sobretudo em meio à correria do trabalho no dia a dia.
Então, pensando nisso, o Conexão Política separou algumas dicas de animações, filmes e documentários disponíveis na plataforma de streaming da Brasil Paralelo para você reunir a sua turma e assistir a conteúdos que agregam valores.
A mediatech tornou-se a maior desenvolvedora de documentários do país e, nos últimos anos, tem investido em novos formatos, como originais, programas semanais, filmes, podcasts e cursos.
Com conteúdos altamente selecionados, o slogan da plataforma, bem sugestivo, diz: “Aperte o play sem medo”. A ferramenta promete ser uma alternativa ao consumidor insatisfeito com a imposição de ideologias em produções cinematográficas.
A assinatura está disponível a partir de R$ 19 mensais. Ao tornar-se membro, cada novo assinante tem acesso a conteúdos exclusivos e ainda colabora na manutenção de uma empresa que não aceita dinheiro público.
Eis os filmes, desenhos, documentários e debates sugeridos pela equipe do Conexão Política:
1 — Elon Musk: O Verdadeiro Homem de Ferro
A trajetória, habilidades e empreitadas de Elon Musk em paralelo a um personagem muito peculiar, importado dos quadrinhos para o cinema: o Homem de Ferro. A analogia faz tanto sentido que o fundador e CEO da Tesla e da SpaceX serviu de inspiração para a interpretação de Robert Downey Jr., que atua como o Homem de Ferro desde o primeiro filme do herói, lançado em 2008. A vida do magnata, que recentemente comprou a rede social Twitter, é tema desta obra. A profundidade e a amplitude do trabalho de Musk são extraordinárias, inspiradoras e visionárias.
2 — VARIG: A Caixa-Preta do Brasil
Uma empresa aérea que foi um orgulho nacional e tinha um futuro promissor no mercado interno e estrangeiro, mas que hoje só existe na memória dos brasileiros. A polêmica envolvendo o fechamento da Varig, que encerrou suas operações em 2006, ainda dá o que falar até os dias atuais. Por que a companhia faliu? A partida envolve uma série de questões polêmicas e assombrosas que incluem, inclusive, uma eventual participação direta do governo federal no desmonte da companhia. Mas em meio a tantas possíveis conclusões, o que é verdade e o que é boato? Este documentário original da Brasil Paralelo traz uma série de questões à tona.
3 — O Céu é de Verdade
O céu é de verdade? Sim. Baseado no livro de Todd Burpo e Lynn Vincent, a obra conta a história de um menino de três anos (inspirado no filho de Todd, um pastor evangélico) que passou por uma intervenção cirúrgica e quase morreu. Ao sobreviver, a criança começa a contar aos pais o que viu durante essa experiência – quando, segundo ele, visitou o Céu e conheceu Jesus Cristo.
4 — Milagres do Paraíso
Corrida contra o tempo. É o que define o momento quando Christy, interpretada pela atriz Jennifer Garner, descobre que sua filha de 10 anos de idade tem uma doença rara e incurável. A partir disso, ela busca todas as formas para alcançar a cura. Depois de Anna, vivida pela atriz Kylie Rogers, cair de uma altura de cerca de três andares, um milagre acontece durante o seu resgate dramático. A situação deixa médicos e especialistas perplexos. Baseado em fatos, a obra evidencia como esta família foi restaurada e todo o testemunho serviu como inspiração na comunidade local.
5 — Human Life: A Vida Sempre Vale a Pena
Pró-vida, o documentário traz relatos de pessoas que, mesmo com uma série de dificuldades ao longo de suas histórias, ainda assim escolheram defender a vida desde a concepção. A temática familiar é um assunto bastante explorado na obra. Para Brinholi, Human Life vai muito além da crença e das definições pré-estabelecidas pela sociedade. Se você busca um contraponto sobre o tema do aborto, esse documento é para você.
6 — Caillou
A vida de uma criança retratada em desenhos. Tida como uma das animações mais marcantes de todos os tempos, Caillou está no streaming da Brasil Paralelo. O personagem, que a partir de situações simples, do dia a dia, mostra a rotina de uma criança na fase inicial e explora uma série de ações educativas. O desenho conta com a participação da família do garoto – mãe, pai, avós, a irmã Rose e vizinhos. Gilbert, o gato, também faz parte da vida de Caillou. O seriado infantil é baseado no reduto familiar, embalando comportamento social e até mesmo emoções — como ansiedade, medo, empatia, tristeza, alegria e estações do ano.
7 — As Aventuras de Tintim
A trama acompanha o intrépido repórter investigativo Tintim (Jamie Bell) em uma aventura que acontece meio sem querer: ao comprar uma réplica de um famoso navio em uma feira de antiguidades, o jovem se vê em maus lençóis, pois muita gente gananciosa está atrás daquele navio. Não é por acaso, afinal, a réplica possui pistas da localização do tesouro do temido pirata Rackham, o Terrível.
8 — Zoboomafoo
Sucesso de público, Zoboomafoo é um programa clássico, que atua em formato bastidor, além de desbravar diversos mundos educativos, com temáticas que propagam a vida animal e incentivam crianças e adultos a preservarem o habitat onde os bichos vivem. Os irmãos Kratt (Chris e Martin Kratt) compartilham conhecimentos e experiências com o Zoboomafoo, um personagem que é exibido em um segmento live-action.
9 — Pais & Filhos
E se você descobrisse que o filho que está criando há seis anos foi trocado na maternidade? Prêmio do Júri no Festival de Cannes, Pais e Filhos conta a história de Ryoata, um arquiteto que se dedica integralmente ao sucesso profissional. Até então, o cenário era de uma vida ideal, ao lado de sua esposa e seu filho. Mas a vida deste homem sofre uma grande reviravolta quando ele descobre que um erro aconteceu na maternidade onde o garoto nasceu. Os bebês foram trocados. Os personagens, a partir disso, aparecem diante do telespectador de uma forma bastante clara, abordando questões que continuam atuais.
10 — Qual o Papel da Escola e da Família?
Sob o comando de Lucas Ferrugem, sócio-fundador da Brasil Paralelo, o material é um formato debate, com questões sobre a educação e o reduto familiar, que conta com as participações ilustres do psiquiatra Bruno Lamoglia; além de João Malheiro, diretor da Escola Porto Real, e do cientista político Fernando Conrado.