Redes Sociais

Enquetes

Você concorda que escolas executem Hino Nacional e filmem o ato para enviar ao Governo Bolsonaro?

Carta pede que diretores de escola leiam mensagem do Governo e executem o Hino Nacional com filmagens do ato.

Raul Holderf Nascimento

Publicado

em

Você concorda que escolas executem Hino Nacional e filmem o ato para enviar ao Governo Bolsonaro? 18
Fabrício Cunha

O Ministério da Educação (MEC) personalizou um e-mail para as escolas públicas e privadas do país, solicitando a leitura de uma carta do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrígues, na qual pede que, depois de lido o texto para os alunos, seja executado o Hino Nacional, com filmagem de todo o ato.

A carta tem a seguinte mensagem: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração”.

O texto diz que “os diretores que desejarem atender voluntariamente o pedido do ministro, a mensagem também solicita que um representante da escola filme (com aparelho celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do Hino. A gravação deve ser precedida de autorização legal da pessoa filmada ou de seu responsável”.

A execução do hino nacional nas escolas está prevista em lei. O texto está na lei 5.700 de 1971, sobre a apresentação de símbolos nacionais:

Art. 39. É obrigatório o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus.

Em 2009, um parágrafo foi acrescentado ao artigo:

Parágrafo único: Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana.

Portanto, a execução do Hino Nacional uma vez por semana é legal para escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio.

Você concorda que escolas executem Hino Nacional e filmem o ato para enviar ao Governo Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Professor, cristão, colunista, e redator. Amo ciências políticas, sou conservador e nordestino com orgulho.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites