Redes Sociais

Eleições

PT lança candidatura de um condenado e encarcerado pela justiça em 2a instância

Raul Holderf Nascimento

Publicado

em

PT lança candidatura de um condenado e encarcerado pela justiça em 2a instância 16
Imagem: AFP

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou neste sábado (3) a candidatura de seu líder condenado e encarcerado pela justiça em 2a instância, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Hoje, nesta data histórica da convenção do PT, nós dizemos ao Brasil que Lula é nosso candidato”, afirmou a presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

Para ela, “Não existe política no Brasil sem falar de Lula e do PT”.

O PT ainda não revelou qual é o nome que preencherá a vaga de vice no páreo do partido.

LULA: INELEGÍVEL

No entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode participar das eleições do pleito de 2018.

Por unanimidade, os desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenaram Lula a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A Lei da Ficha Limpa garante que condenados por órgãos colegiais se tornem inelegíveis — impedindo, assim, qualquer possibilidade do ex-presidente Lula disputar as eleições.

Márlon Reis, o Juíz da Ficha Limpa, disse sobre a situação de Lula:

“A inelegibilidade já havia acontecido quando houve a condenação, mesmo antes dos embargos de declaração. O que houve foi uma manutenção do estado de inelegibilidade do ex-presidente Lula. A Lei da Ficha Limpa estabelece que após a condenação pelo órgão colegiado ocorre inelegibilidade mesmo que ainda caibam recursos. Esta é a situação dele hoje: de inelegível”.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Professor, cristão, colunista, e redator. Amo ciências políticas, sou conservador e nordestino com orgulho. Brasil acima de tudo!

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites