Interessados em Política, Sociedade e Segurança Pública têm um novo ponto de encontro neste jornal digital. Ubiratan Antunes Sanderson, de 53 anos, é o novo colunista dessas áreas no Conexão Política.
Sendo o primeiro parlamentar a protocolar pedido de impeachment contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —que cumpre seu 3º mandato no Planalto— Sanderson tem sido um dos principais nomes de oposição em Brasília.
Natural de Erechim, o gaúcho é policial federal e deputado federal pelo PL — em exercício de seu segundo mandato.
Formado em Direito, é especialista em Segurança Pública e Ética na Função Pública pela Academia Nacional de Polícia e, ao todo, acumula 23 anos de carreira na PF. No decorrer da profissão, foi presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul.
Em seu mandato na Câmara, Sanderson votou, entre outros temas, a favor da PEC da Reforma da Previdência; a favor da MP da Liberdade Econômica; contra aumento do Fundo Partidário; contra incluir políticas LGBTs na pasta de Direitos Humanos; a favor do PL 3723 — que regulamenta a prática de atiradores e caçadores; a favor do “Pacote Anti-crime” de Sergio Moro; a favor da suspensão do mandato do deputado Wilson Santiago (PTB/PB), acusado de corrupção; a favor do Contrato Verde e Amarelo; a favor da flexibilização de regras trabalhistas durante a pandemia.
Na esteira de temas acalorados, foi a favor do congelamento do salário dos servidores; a favor da anistia da dívida das igrejas; duas vezes a favor de destinar verbas do novo FUNDEB para escolas ligadas às instituições religiosas; a favor da autonomia do Banco Central; contra a manutenção da prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PL/RJ) e a favor da validação da PEC da Imunidade Parlamentar.
Nas eleições gerais de 2022, Sanderson se reelegeu e cravou 86.690 votos, sendo o 23º mais votado no estado do RS.
Em janeiro deste ano, conforme noticiamos, ele abriu o primeiro pedido de impeachment contra Lula, fundamentando que o chefe do Executivo federal cometeu crime de responsabilidade ao declarar que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi um “golpe de Estado”.
Em reação imediata, solicitou ao Legislativo e ao Judiciário que “respondam com toda firmeza à falsa acusação feita contra os Poderes da República e sejam, em caráter de urgência, tomadas as imediatas providências previstas na legislação brasileira”.
Em sua coluna no Conexão Política, buscará discutir sobre políticas públicas e temas relacionados ao Poder.
— É uma honra para mim compor o seleto grupo de articulistas do prestigiado Conexão Política, que já se apresenta hoje como um dos principais canais de informação do país — expressou o congressista, sinalizando ter as melhores expectativas.
Em seu artigo de estreia, que será publicado nesta sexta-feira (24), Ubiratan Sanderson questiona o cenário político atual e faz uma reflexão sobre a separação dos Três Poderes, afirmando que a democracia brasileira está em risco.
📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.