2023 tem sido o ano que muitas empresas estão decidindo encerrar suas atividades ou deixar o país. Empresas tidas como referências, a exemplo de Marisa, Tok&Stok e Americanas enfrentam cenário de desespero.
A crise econômica também alcança diversos outros setores, como montadoras, que têm feito férias coletivas, paralisações ou demissões em massa. Enquanto os últimos anos foram marcados por crescimento econômico, o ano de 2023 iniciou-se com uma realidade que pode criar um problema sem precedentes.
Nesta sexta-feira, 19, a jornalista Natuza Nery, da GloboNews, gravou um vídeo afirmando que presenciou nos últimos dias várias lojas com portas fechadas, enquanto algumas outras estavam com estoques reduzidos. Ela relara que um dos estabelecimentos tinha apenas uma arara de roupa, vendendo peças com 60% de desconto.
No vídeo, ela questiona o motivo que tem levado o cenário caótico no país, indagando a causa de diversas empresas do varejo estarem fechando as portas.
O ano de 2023 tem sido marcado pelo encerramento de atividades de diversas empresas no Brasil ou pela decisão de deixar o país. Empresas que eram consideradas referências, como Marisa, Tok&Stok e Americanas, enfrentam um cenário de desespero.
A crise econômica também atinge outros setores, como as montadoras de veículos, que têm adotado medidas como férias coletivas, paralisações ou demissões em massa. Essa realidade contrasta com os anos anteriores, que foram marcados por um crescimento econômico significativo.
Nesta sexta-feira, 19, a jornalista Natuza Nery, da GloboNews, gravou um vídeo no qual relatou ter presenciado nos últimos dias várias lojas com as portas fechadas, enquanto outras apresentavam estoques reduzidos. Ela mencionou um estabelecimento que possuía apenas uma arara de roupas, vendendo peças com descontos de até 60%.
No vídeo, veiculado nas redes sociais do portal de notícias G1, a jornalista questionou os motivos que têm levado a esse cenário caótico no país, indagando sobre as razões pelas quais várias empresas do varejo estão fechando as portas.
Entre os milhares de comentários, seguidores e internautas têm sugerido, em sua maioria, que esse cenário negativo é reflexo do novo governo federal e da falta de confiança do setor empresarial em relação aos próximos anos, que se preveem marcados por colapso econômico, recessão e desemprego em massa.
A incerteza em relação às políticas econômicas e a instabilidade do ambiente de negócios são apontadas como fatores determinantes para a descrença do setor empresarial e a consequente tomada de decisão de finalizar as atividades ou deixar o país.