Um levantamento realizado pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda de itens usados e seminovos no Brasil, revelou uma notável busca pela aquisição de aparelhos de ventilação durante o período de 8 a 15 de novembro, marcado por uma onda de calor no país.
Destacando-se no topo da lista de mais procurados, comercializados e anunciados, o ar-condicionado usado liderou, registrando um aumento de 1.630% nas vendas em comparação com a semana anterior (31/10 a 7/11). Os ventiladores surpreenderam ao obterem um crescimento nas vendas de 9.300%, seguidos pelos climatizadores, que apresentaram um aumento de 5.100%.
Aqueles que optaram por anunciar a venda de seus aparelhos ociosos em casa para gerar uma renda extra observaram um aumento de 37% nos anúncios de climatizadores, 24% para o ar-condicionado e 15% para ventiladores.
O estado de Mato Grosso do Sul destacou-se com um aumento notável de 395% na procura por esses itens, sendo a unidade federativa com o maior crescimento nesse aspecto. Quanto às vendas, o Paraná liderou, registrando um aumento significativo de 156%. Houve também um aumento considerável de interesse pelos aparelhos nas regiões Sudeste (135%) e Centro-Oeste (122%).