A expectativa para o turismo brasileiro no segundo semestre é de aumento de vendas, conforme uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo.
Ao menos sete em cada dez (71,5%) agências e operadoras estimam uma demanda maior até o fim de 2022. Os ganhos também devem aumentar, uma vez que 67,7% dos empresários esperam obter alta no faturamento.
O levantamento foi feito pela pasta do governo federal entre os meses de maio e junho deste ano. O objetivo da sondagem é mapear o desempenho e a perspectiva do setor no país.
“O setor de turismo no Brasil registra, a cada dia, números positivos, como ampliação da movimentação financeira, criação de vagas formais e um crescente fluxo nos aeroportos e terminais rodoviários. Prova de que o turismo está se recuperando e é uma atividade econômica importante que gera emprego, renda e desenvolvimento para o país”, declarou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
Os responsáveis por agências de viagens mais confiantes estão no sul do país. No Paraná, a previsão é de alta de 81,8% na demanda por serviços e 76,9% sobre a ampliação da receita. Em seguida, estão os empreendedores que atuam nos estados de Santa Catarina, com 74,6% e 73,1%, respectivamente.
Entre os destinos nacionais, a preferência é por lugares com sol e praia. De acordo com o estudo, o segmento motiva 45% das viagens, seguido de natureza e ecoturismo (13,5%), negócios e trabalho (11,4%) e cultura ou patrimônio histórico (10,4%).
Oito dos dez destinos mais procurados são cidades litorâneas. Entre elas estão Fortaleza, Porto Seguro, Maceió e Rio de Janeiro. No entanto, o primeiro lugar da lista está com Gramado, no Rio Grande Do Sul.
A maior parte das pessoas que buscaram as agências e operadoras para viajar foram casais com filhos, correspondendo a 39,5%. Outros 26,7% viajaram com cônjuge ou namorado, 21,1% com algum outro parente ou com amigos e outros 12,9% procuraram uma agência para viajar sozinho.
A pesquisa aponta ainda que para 54% das agências ouvidas a perspectiva é de estabilidade no que se refere ao número de empregados. Outros 34,9% esperam aumento de contratações, enquanto apenas 11,2% preveem queda.
Veja o ranking com os destinos mais procurados: 1) Gramado (RS); 2) Fortaleza (CE); 3) Maceió (AL); 4) Natal (RN); 5) Rio de Janeiro (RJ); 6) São Paulo (SP); 7) Porto Seguro (BA); 8) Ipojuca (PE); 9) Salvador (BA); 10) Recife (PE).