A pesquisa TIC Kids Online Brasil divulgada nesta última terça-feira (16) aponta que a rede social chinesa TikTok é a ferramenta de mídia digital mais utilizada por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos no país.
O levantamento é promovido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que comumente realiza pesquisas sobre o uso da internet em solo brasileiro. A sondagem ouviu 2.651 crianças e adolescentes, ao lado de seus pais ou responsáveis, de outubro de 2021 a março de 2022.
Na faixa etária de 9 a 17 anos, 88% dos usuários declararam ter uma conta em alguma rede social. TikTok foi citado como o mais utilizado por 34%. Logo em seguida vêm Instagram (33%) e Facebook (11%). Segundo as políticas dessas plataformas, a idade mínima para utilização é 13 anos.
Apesar de o TikTok ser a mais utilizada, a plataforma em que a maior parte das crianças têm perfil é o WhatsApp, sendo 80% do público. Atrás aparecem Instagram (62%), TikTok (58%), Facebook (51%), Twitter (17%) e Snapchat (12%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 93% das crianças e adolescentes tiveram acesso à internet nos últimos três meses. A parte do país em que esse público ficou online com mais frequência foi o Sul, sendo 98%. Na sequência vêm Sudeste e Centro-Oeste, ambos com 94%. Nordeste registrou 92% e o Norte, por sua vez, 87%.
Para ter acesso à íntegra do documento, clique aqui.