O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta última sexta-feira (14) que as concessões de ativos públicos à iniciativa privada deverão render ao país cerca de R$ 260 bilhões em investimentos em infraestrutura até o final de 2022.
De acordo com ele, o montante é aproximadamente 40 vezes o orçamento do ministério. A declaração foi proferida durante evento virtual da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).
“Nós teremos alguns leilões de grande porte ainda no ano de 2021 e vamos fazer leilões importantes em 2022, e R$ 260 bilhões significam 40 vezes o orçamento disponível no Ministério da Infraestrutura. Então, não dá para comparar. Nós não temos outro caminho para alavancar a infraestrutura”, destacou.
Segundo o ministro, os impactos econômicos desse processo não serão imediatos, mas farão do país “um grande canteiro de obras” dentro de alguns anos.
Entre os projetos citados por Tarcísio que deverão ocorrer até lá, destacam-se a concessão do Porto de Santos, do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.