O real superou o peso argentino, tornando-se a moeda mais desvalorizada entre os países emergentes em 2024. Por volta das 16h, o dólar acumulava uma valorização de 10,54% ante o real no ano, em registro da última segunda-feira (17), enquanto a alta frente à moeda argentina foi de 10,48%. No final do dia, a diferença diminuiu e o real fechou praticamente empatado com o peso argentino.
As cinco moedas emergentes mais desvalorizadas em relação ao dólar até as 16h desta segunda-feira foram:
- Real brasileiro: 10,54%
- Peso argentino: 10,48%
- Lira turca: 10,12%
- Peso mexicano: 8,5%
- Baht tailandês: 6,95%
Especialistas apontam que a perspectiva de juros mais altos nos Estados Unidos é a principal causa do enfraquecimento do real. Com a expectativa de que o Federal Reserve, o Banco Central americano, mantenha os juros elevados por mais tempo, investidores estão direcionando seus recursos para os EUA, aumentando a valorização do dólar e pressionando as moedas emergentes.
Além da valorização do dólar, a desvalorização do real também é influenciada por fatores internos, como ruídos políticos e preocupações com as contas públicas. Mudanças na meta fiscal e declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão afastando investimentos estrangeiros, contribuindo para a queda do valor da moeda brasileira.