O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), conhecido como prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve uma leve retração no começo de 2023. Em comparação com dezembro do ano passado, o indicador apresentou queda de 0,04%.
O Banco Central (BC) divulgou o dado nesta segunda-feira (17) em um relatório da autoridade monetária. Na comparação anual, no entanto, o indicador cresceu em 3,03%.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira teve alta de 2,9% no ano passado. Em 2022, o PIB totalizou R$ 9,9 trilhões em valores correntes.
“Apesar da revisão, a projeção continua refletindo cenário prospectivo de desaceleração da atividade econômica em 2023, na comparação com os dois anos anteriores”, em nota, o BC.
Os resultados do PIB e do IBC-Br são um pouco diferentes em razão do modelo da pesquisa. O BC, ao contrário do IBGE, não considera a demanda para calcular o indicador, porém, assim como o Instituto, soma estimativas da agropecuária, dos serviços, da indústria e do impacto dos impostos.