O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou alta de 0,4% no terceiro trimestre de 2022, na comparação com os três meses anteriores, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado positivo na economia brasileira é fruto da produção de R$ 2,5 trilhões entre julho e setembro. Com isso, a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país chegou ao seu maior patamar da série histórica, iniciada em 1996.
A quinta variação positiva da economia representa uma leve desaceleração frente aos quatro trimestres anteriores, quando o PIB nacional cresceu 0,4%, 0,9%, 1,3% e 1%, respectivamente.
Além de atingir o maior nível da série histórica sob a gestão de Paulo Guedes, o resultado também significa um patamar 4,5% acima do índice pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019.
No terceiro trimestre deste ano, a variação positiva foi influenciada principalmente pelos resultados dos segmentos de serviços (+1,1%) e indústria (+0,8%), enquanto a agropecuária recuou 0,9%.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.