Conforme antecipou o Conexão Política, o site do Banco Central disponibilizou uma nova plataforma em que pessoas e empresas podem consultar se possuem valores esquecidos em instituições financeiras.
O portal entrou no ar na noite deste domingo (13). O Sistema Valores a Receber já pode ser consultado no endereço valoresareceber.bcb.gov.br.
Para que o cidadão ou empresa consulte se possui algum valor a receber, deverá informar o CPF ou o CNPJ, além da data de nascimento da pessoa ou a de abertura da empresa. Se houver montante a receber, o usuário será informado sobre a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.
Para dar andamento no processo, é preciso estar cadastrado na plataforma gov.br, do governo federal. A forma de agendamento será realizado conforme a data de nascimento (para pessoas físicas) ou de criação da empresa (para pessoas jurídicas).
Para datas de nascimento ou fundação de empresa antes de 1968, o meio de agendamento de consulta e resgate será entre 7 e 11 de março, com repescagem no dia 12. Já quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19.
Quem nasceu ou abriu empresa após 1983, o agendamento ficará entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26.
Todos os usuários que perderem a data do agendamento estipulado pelo BC, além da repescagem, poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.