Fazenda quer trazer ‘raspadinha’ de volta e arrecadar R$ 5 bi

Minuta da proposta prevê que apenas pessoas com deficiência poderão vender esse tipo de aposta.

O governo federal planeja incluir no texto que visa regulamentar a cobrança de imposto sobre apostas eletrônicas um artigo para “ressuscitar” a Lotex, um tipo de aposta conhecida como raspadinha.

Auxiliares presidenciais ouvidos pelo Conexão Política dizem que a expectativa é que uma Medida Provisória (MP) sobre essa pauta seja editada no mês de maio pelo mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na gestão de Michel Temer (MDB), esse tipo de aposta foi extinta e permitida a concessão à iniciativa privada, mas as empresas que conquistaram o leilão decidiram finalizar a operação ainda em 2020.

Fontes do Ministério da Fazenda afirmam que, após o caso Shein e Shopee, que causou desgaste à imagem do governo Lula, foi preciso encontrar outras formas de arrecadação, motivo pelo qual a volta da raspadinha agora é cogitada.

A equipe do ministro Fernando Haddad (PT) acredita que essa aposta tem o potencial de arrecadar pelo menos R$ 5 bilhões ao ano e ajudaria a colocar de pé, por exemplo, o arcabouço fiscal defendido pela ala econômica.

Leia também