Em mais um ataque a Roberto Campos Neto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o chefe do Banco Central (BC) “joga contra os interesses da economia brasileira”.
O petista não concordou com a nova decisão de manter a taxa de juros, Selic, a 13,75% ao ano. “Irracional”, disse Lula, demonstrando insatisfação com a posição do Comitê de Política Monetária (Copom).
Em uma conversa com jornalistas na Itália, onde o petista cumpre agenda internacional, disse que é preciso que o Senado Federal avalie a conduta do líder da autoridade monetária.
“Acho que esse cidadão [Campos Neto] joga contra a economia brasileira. Ele não tem explicação aceitável porque a taxa de juros está a 13,75% ao ano. Não temos inflação de demanda”, declarou o presidente.
Lula também admitiu que tem feito pressão sobre senadores a avaliarem se o presidente do BC tem cumprido com suas obrigações de acordo com a lei que estabeleceu a autonomia do órgão.
“Tenho cobrado dos senadores, eles que colocaram esse cidadão lá. Então são eles que têm que ver se ele está cumprindo aquilo que foi a lei aprovada para ele cumprir. Na lei aprovada, ele tem que cuidar da inflação, do crescimento econômico e da geração de empregos”, completou.