A previsão da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) é que o setor compre entre 600 mil e 700 mil carros em 2023.
Entre julho e outubro de 2022, as locadoras adquiriram 233,5 mil veículos. No acumulado do ano, a soma chega a 457,4 mil carros.
Em 10 meses, as companhias compraram 3,5% a mais do que todo o ano de 2021, o que indica uma confiança para investir nesse tipo de mercado.
Para novembro e dezembro, a estimativa é comprar entre 55 mil e 60 mil carros por mês, terminando o ano com cerca de 575 mil veículos emplacados, o que seria um crescimento de 30% sobre o ano passado (441 mil).
De acordo com o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, esses resultados confirmam que o segmento de aluguel de carros continua essencial para a retomada das vendas de veículos.
“Esse crescimento e diversificação da frota das locadoras também vai ao encontro do desejo de atendimento cada vez mais personalizado por parte de empresas e de pessoas físicas”, declarou ele à CNN Brasil.
Ele admite que ainda há dificuldade para locadoras na compra de veículos, sobretudo os modelos de entrada, mesmo assim, os prazos de entrega estão caindo. No pico da covid-19, as empresas chegaram a ter de esperar 180 dias por um veículo, prazo que hoje está abaixo de 30 dias em alguns modelos.
Ainda segundo Nazaré, a associação está apreensiva com a política econômica do próximo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, há o entendimento de que o petista tende a dar uma fortalecida no poder de compra com um ganho real do salário mínimo e expansão do crédito.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.