Em um novo ataque às instituições e contra a autonomia do Banco Central (BC) aprovada em lei, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), líder do PT na Câmara, divulgou nas redes sociais um ato do Sindicato dos Bancários contra o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto.
A manifestação ocorrerá nesta terça-feira (14) em diversas cidades do país e terá como pautas a saída de Campos Neto do BC e a diminuição da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75% ao ano.
“Bancários do Brasil farão atos amanhã pela redução da taxa Selic, com palavras de ordem ‘Fora Campos Neto’! Aqui em Brasília ocorrerá na frente do Banco Central, a partir das 12h”, escreveu Dirceu em publicação no Twitter.
O governo federal é contrário ao atual chefe do BC, indicado por Jair Bolsonaro (PL) para mandato de quatro anos. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já fez críticas públicas à condução da taxa de juros.
O petista defende que a Selic seja diminuída. Também quer que a meta de inflação seja aumentada, para ser mais fácil de cumprir. Atualmente, a meta de inflação está fixada em 3,25% para 2023, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.