A Latam Airlines estuda adquirir até 30 aviões da Embraer como parte de seu plano de expansão no Brasil, segundo informações do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta última terça-feira (13).
De acordo com Costa Filho, ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontraram recentemente no Chile com o CEO da Latam, Roberto Alvo, para discutir o crescimento da empresa no Brasil.
A Latam Brasil, líder de mercado no país, vem enfrentando atrasos nas entregas de aeronaves de corredor único pelos fabricantes.
Há tempos o governo brasileiro tem incentivado as companhias aéreas locais a adquirirem aviões da Embraer, como forma de fortalecer a aviação regional e a fabricante nacional. Esse apoio poderia se tornar um critério para o governo oferecer suporte financeiro às empresas.
Na semana passada, o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, mencionou que a empresa está analisando a inclusão de aeronaves menores em sua frota, como o E2 da Embraer ou o A220 da Airbus, ambos concorrentes no segmento regional com até 150 assentos.
No entanto, Cadier não especificou a quantidade de aviões que poderiam ser incorporados. Atualmente, a Latam opera com aeronaves de corredor único da Airbus e aviões de grande porte da Boeing.