O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reviu, para cima o crescimento da economia brasileira em 2021. A alta passou de 4,6% para 5%.
Como de praxe, a revisão dos dados do PIB costuma ser aplicada nos terceiros trimestres do ano. Além da expressividade do crescimento, surpreendeu o fato de que a disparada ocorreu em todos os componentes.
Os dados revisados mostram que a expansão na indústria passou de 4,5% para 4,8%; nos serviços, de 4,7% para 5,2%. Até então, a agropecuária tinha recuado 0,2%, mas com a revisão passou a registrar um crescimento de 0,3%.
Em torno das demandas, a principal alta foi nas despesas de consumo do governo, cujo crescimento passou de 2% para 3,5%. O consumo das famílias teve um ajuste pontual: a expansão passou de 3,6% para 3,7%.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.