Em meio à maior crise de sua história, a Americanas tomou uma decisão significativa para consolidar suas operações online. Nesta terça-feira (2), foi confirmado que a empresa unificará os e-commerces Shoptime e Submarino à sua marca principal, a Americanas. Como parte dessa estratégia, os sites e aplicativos das duas lojas online serão descontinuados e passarão a operar sob o domínio da Americanas.
Em nota, a Americanas afirmou que a integração “acelera seu plano de transformação e foco e tem como objetivo fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas”.
A empresa destacou que a decisão está alinhada com a nova estratégia de negócios, que busca uma operação “mais ágil, rentável e eficiente”.
O Shoptime, parte do grupo desde 2005, é pioneiro no home shopping na América Latina. O Submarino, por sua vez, se fundiu com a Americanas em 2006, consolidando sua presença no mercado brasileiro.
A integração foi comunicada de maneira parcial em maio às equipes da Americanas, especialmente àquelas envolvidas com as plataformas online da companhia. Desde então, os funcionários vêm transferindo os conteúdos do Shoptime e do Submarino para o domínio da Americanas. Posteriormente, essas equipes serão responsáveis pelo desligamento das marcas.
Investigação por fraude
A Americanas está sendo investigada pela Polícia Federal (PF) por fraude contábil. Segundo a investigação, o esquema começou há mais de uma década e se transformou em uma “bola de neve”, com o valor final estimado em R$ 25,2 bilhões.
Essa estimativa foi baseada na colaboração premiada de dois ex-executivos do grupo: Marcelo Nunes, ex-diretor financeiro, e Flávia Carneiro, ex-superintendente de Controladoria da B2W e, posteriormente, também da varejista.