O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (19) que a recente valorização do dólar não é resultado de um “ataque especulativo”.
Em declarações sobre o cenário econômico, Galípolo ressaltou que o mercado financeiro não pode ser visto como uma entidade monolítica, já que os investidores operam com posições distintas, o que implica em vencedores e perdedores sempre que há flutuações nos preços de ativos.
Ele também se referiu à situação atual, afirmando que não representa um ataque coordenado e especulativo. Segundo Galípolo, ele tem discutido o tema com outros membros do governo, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e sua interpretação do cenário tem sido bem compreendida.
A declaração foi dada no contexto da publicação do Relatório Trimestral de Inflação pelo Banco Central.
A especulação sobre um suposto ataque especulativo ganhou força após uma sugestão da jornalista Daniela Lima, da GloboNews, de que notícias falsas atribuídas a Galípolo poderiam ter impulsionado a cotação do dólar. A informação, segundo ela, circulou inicialmente em um perfil no X/Twitter, o Insiders Capital, que posteriormente foi desativado. A fala desconexa da jornalista gerou bastante repercussão e virou motivo de chacota nas redes sociais.