Uma empresa aérea que foi um orgulho nacional e tinha um futuro promissor no mercado interno e estrangeiro, mas que hoje só existe na memória dos brasileiros. A polêmica envolvendo o fechamento da Varig, que encerrou suas operações em 2006, ainda dá o que falar até os dias atuais.
Por que a companhia faliu? Há quem diga que a má gestão e a corrupção da cúpula da empresa não foi a única causa do desastre que culminou na demissão de milhares de funcionários e que existe uma “caixa-preta” a ser desvendada em meio a tantas versões.
A falência da Varig envolve uma série de questões polêmicas e assombrosas que incluem, inclusive, uma eventual participação direta do governo federal no desmonte da companhia. Mas em meio a tantas possíveis conclusões, o que é verdade e o que é boato?
Nesta segunda-feira (12), a empresa de educação e entretenimento Brasil Paralelo lançou um documentário que promete contar a real história acerca da queda da Varig, que foi a maior empresa aérea do país por mais de 50 anos.
A produção original da BP entrevistou diversos profissionais do segmento aéreo, incluindo ex-funcionários da companhia e especialistas no assunto, que relembraram o cenário econômico de cada época e as ações de gestão que levaram a Varig do apogeu à queda.
O documentário “Varig: A Caixa-Preta do Brasil” já está disponível desde as 20h no streaming de filmes da Brasil Paralelo. A assinatura mensal é oferecida a partir de R$ 19, com direito a aplicativo para smartphones e TVs.
Entre os 19 entrevistados estão nomes como Vitor Stepanski, piloto da Varig; Lito Souza, dono do canal Aviões e Músicas, mecânico e piloto; Cesar Curi, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta; Flávio Souza, comandante e ex-presidente da Associação de Pilotos da Varig; Claudia Musa Fay, professora da PUC-RS; e Gianfranco “Panda” Beting, publisher flap internacional.
“Conhecer a história da primeira multinacional brasileira é conhecer a história do Brasil e entender os rumos do nosso país. A trajetória da Varig é a bússola que aponta para um problema nacional. Tal como a companhia, por anos o Brasil tem sido tratado como a grande aposta do futuro. Por que sempre ouvimos que o Brasil tem tudo para dar certo, mas não prosperamos?”, questiona a Brasil Paralelo em seu site ao anunciar sua mais nova obra original.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.