Já imaginou Dilma Rousseff criando uma moeda internacional? É possível que isso aconteça. Neste último domingo (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o Banco do BRICS, comandado pela petista, crie uma nova moeda.
A fala foi proferida durante uma entrevista coletiva após a conferência do G7, no Japão, no âmbito de uma crítica de Lula à hegemonia do dólar em transações internacionais.
“Não é possível você ficar dependendo o dólar para fazer comércio exterior […]. Só tem um país que produz dólar, que são os Estados Unidos […]. Eu espero que o Banco do BRICS crie uma moeda, como o euro”, declarou o chefe do Executivo.
Na avaliação do mandatário, os líderes do BRICS, bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul vão precisar fazer essa discussão mais cedo ou mais tarde.
Lula também disse que seria muito melhor que os países fizessem negócios utilizando suas próprias moedas.
“Eu há muito tempo tenho dito que era preciso que criássemos condições de fazer negociações comerciais com as moedas dos países. Todo mês os bancos centrais acertavam as contas…”, completou.