Com aproximadamente 140 mil habitantes, a cidade de Balneário Camboriú, localizada no litoral de Santa Catarina, tem experimentado um grande aumento no fluxo de turistas neste final de 2024.
De acordo com dados da prefeitura, entre o início de outubro e 28 de dezembro, o número de visitantes já havia crescido cerca de 14% em comparação com o ano passado.
O sucesso de Balneário Camboriú também foi impulsionado pela popularização do hit “Descer pra BC”, da dupla sertaneja paranaense Brenno e Matheus, que alcançou 90 milhões de reproduções nas plataformas de streaming como YouTube e Spotify.
O secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques, afirma que a música ajudou a posicionar o destino de forma orgânica, atraindo turistas e promovendo os atrativos turísticos do local.
“Tivemos o engordamento da faixa de areia, tivemos o show de drones que posicionou a cidade, fizemos agora a gravação de um filme […] E agora, recentemente, a música, obviamente, ela organicamente posicionou a cidade, porque o objetivo do posicionamento era a família, era a vinda para os atrativos turísticos, e aí a música se tornou orgânica e pulverizou a comunicação, auxiliando também a vinda de muitos turistas que não conheciam o Banheiro Camboriú”, declarou.
Além do impacto da música, a prefeitura já havia identificado, mesmo antes do sucesso do hit, que 28 sites e plataformas de viagens geravam mais de 4 milhões de impressões diárias sobre a cidade.
O crescimento do turismo também foi fortalecido pelas novas rotas aéreas para os aeroportos de Navegantes e Florianópolis, que estão a menos de uma hora de distância do local. Outras cidades como Curitiba, São Paulo e Goiânia também são fontes importantes de turistas.
Do exterior, os visitantes vêm principalmente da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Além disso, o setor do agronegócio tem contribuído significativamente para a expansão do turismo na cidade, segundo o secretário.
“Pra você ter noção, a gente tem um evento em janeiro em que é para empreendedores, os maiores produtores de grãos do mundo se encontram em Balneário Camboriú, e nós não plantamos um metro de soja. Então a cidade também virou um mercado muito forte de investimento, principalmente por agronegócio”, completou Velasques.