Os jovens são, ou estarão em pouco tempo, utilizando os diversos serviços financeiros; um papel que pode ser assumido com maior responsabilidade e confiança através da aquisição de conhecimento econômico.
Neste aspecto, os consumidores devem enfrentar um ambiente exigente que, desde cedo, exige decisões importantes. Cometer erros nesta fase da vida, como empréstimos estudantis com condições desfavoráveis ou cartões de crédito usados mais para “ânsias” do que para emergências, dificulta a capacidade dos jovens para realizar grandes projetos, por exemplo, adiando assim a prosperidade financeira.
Vários fatores ajudam a melhorar esta situação, incluindo a educação financeira, através da qual os jovens adquirem as ferramentas necessárias para melhorar a compreensão dos produtos financeiros, conceitos e riscos – desenvolvendo habilidades múltiplas para melhorar cada vez mais o seu bem-estar financeiro.
Vale destacar que, a educação financeira não é o mesmo que “conhecimento financeiro” e não pode simplesmente ser medida com indicadores como o conhecimento demonstrado de termos ou conceitos específicos. A educação financeira engloba múltiplos aspectos do comportamento relacionados à maneira como as pessoas gerenciam seus recursos e como tomam essas decisões (incluindo os fatores que eles consideram e o conjunto de regras e modalidades). É um conceito multidimensional que requer uma ótica constante para o comportamento financeiro.
Mestres do Capitalismo
Nesta próxima segunda-feira (5), Nando Moura, Ramiro Gomes Ferreira e Bruno Strack lançarão a 2° edição do curso ‘Mestres do Capitalismo’, que promete “transformar o Brasil” por meio da conscientização de pessoas comuns sobre finanças — tornando-se, assim, o maior curso de educação financeira do mundo.
Segundo os organizadores, o curso é sustentado em três pilares: organização, criação e multiplicação – ensinando os passos necessários para tornar-se um mestre do seu próprio dinheiro.
De caráter interativo multidisciplinar, o curso aborda diversas áreas de aprendizado, como autoconhecimento, mudança comportamental, planejamento financeiro, empreendedorismo e marketing.