Em meio ao anúncio do subsídio pelo governo federal, as vendas da indústria automobilística registraram um aumento de 7,3% em junho, de acordo com um levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Durante esse período, foram emplacados 189.528 veículos, englobando carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. A entidade destacou que houve um crescimento de 14% em todos os segmentos combinados durante o primeiro semestre de 2023.
A demanda por emplacamentos teve um aumento significativo a partir de 20 de junho, com vendas diárias ultrapassando 5 mil unidades. Segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Junior, os consumidores estavam “em compasso de espera” até o dia 6 de junho, na expectativa do lançamento do incentivo para o setor.
Ele também indicou que o ramo automotivo espera um aquecimento nas vendas em julho, uma vez que serão refletidos os emplacamentos de vendas realizadas em junho, mas não registradas. Na visão do presidente da Fenabrave, a iniciativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “foi essencial” tanto para o segmento automotivo quanto para os consumidores brasileiros.