O BTG Pactual não gostou nem um pouco da liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que protege a Americanas dos credores por 30 dias. No sábado (14), a instituição financeira ingressou com um recurso a fim de reverter a decisão.
Segundo os advogados do BTG, o despacho incluiu, ilegalmente, o estorno de um pagamento feito pela Americanas ao banco, impedindo-o de cobrar da varejista uma dívida de R$ 1,9 bilhão.
Na petição, o BTG chama os principais controladores da Americanas de “semideuses” e se refere ao rombo bilionário descoberto na companhia como “a maior fraude corporativa de que se tem notícia na história do país”.
“Os três homens mais ricos do Brasil […], ungidos como uma espécie de semideuses do capitalismo mundial ‘do bem’, são pegos com a mão no caixa daquela que, desde 1982, é uma das principais companhias do trio…”, afirma o BTG.
No documento, a instituição diz que os três acionistas de referências da empresa — os bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira — estão sendo protegidos.
“São estes, pois, os responsáveis por controlar, há 40 anos (atualmente acionistas de referência), a companhia que simplesmente não percebeu um rombo contábil de R$ 20 bilhões”, acrescenta a instituição.
“O trio por trás do controle da Americanas (ainda que travestido da denominação ‘acionistas de referência’) dispensa introdução. Conquanto as trajetórias de sucesso estejam estampadas em best-sellers, Lemann, Telles e Sicupira construíram seus impérios em bases que não são tão sólidas quanto parecem”, diz outro trecho.
Em nota, a Americanas declarou que a liminar “visa somente a sustentação jurídica necessária para que tanto a Americanas como os credores possam chegar a um possível acordo”. Já os bilionários citados no texto não quiseram se manifestar.
📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.