Brasília conquistou um lugar de destaque no ranking do jornal americano The New York Times, que aponta os 52 melhores destinos turísticos para explorar em 2024. A capital federal foi o único local do Brasil a ser citado no levantamento, sendo classificada em 32º lugar. O veículo americano afirma que, apesar de ser ofuscada por destinos mais famosos no Brasil, como o Rio de Janeiro e a Bahia, “BSB” atrai a atenção pelo seu “design arquitetônico, destacando-se por edifícios futuristas e modernistas”.
O artigo do NYT também cita o “processo de reconstrução” de Brasília após os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando ocorreram invasões aos prédios dos Três Poderes. A remoção de barreiras que anteriormente bloqueavam o Palácio do Planalto é mencionada como uma iniciativa que proporciona “maior acesso aos seus espelhos d’água e arcos”. Essas barreiras foram retiradas em maio do ano passado.
O texto ressalta a arquitetura futurista do Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente do Brasil, como outro ponto de destaque em Brasília. O New York Times enfatiza a acessibilidade da cidade, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar as obras dos renomados arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, descrevendo-a como “uma cidade aberta e integrada”.
No ranking global desta edição, a região entre as praias de Mazatlán, no México, e as enseadas escarpadas de Maberly, Newfoundland, na América do Norte, conquistou a primeira posição. No ranking de 2023, ano passado, o Brasil estava representado pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Manaus, classificados em 11º e 41º lugares, respectivamente.