Com um dos sistemas tributários mais complexos e pesados do mundo, o Brasil lidera o ranking dos 190 países em que as empresas mais gastam tempo apenas para calcular e pagar suas obrigações fiscais.
Em solo brasileiro são necessários em média 1.501 horas de trabalho ao ano somente para que as obrigações fiscais sejam totalmente cumpridas. Esse índice é cerca de 50% mais alto que o segundo colocado, a Bolívia, e seis vezes maior que a média mundial.
A sondagem foi divulgada pela plataforma de descontos online CupomValido.com.br, a partir de dados extraídos do Banco Mundial (IBRD, na sigla em inglês).
Em terceiro lugar aparece a Venezuela. No país bolivariano, a média é de 920 horas de trabalho ao ano para calcular e pagar impostos. A Líbia e o Chade completam o “top 5”, com 889 horas e 834 horas, respectivamente.
De acordo com especialistas e analistas econômicos, este é o custo da burocracia. A alta quantidade de obrigações fiscais no Brasil surpreende até mesmo em comparação com o cenário mundial.
A média dos 190 países do ranking é de 233 horas. Ao contabilizar somente os países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o patamar cai para 164 horas ao ano.
No Brasil, a alta burocracia tem um custo gigantesco, ao passo que as empresas precisam ter equipes especializadas para a gestão fiscal. Esse modelo tributário obsoleto e a falta de uma reforma na legislação fazem com que o empreendedor seja incentivado a não crescer e se mantenha num regime atrasado, o que também afasta investidores externos.
Ao levar em consideração os países desenvolvidos, o cenário é exatamente o oposto e com índices significativamente menores. É o caso de Estados Unidos (175 horas), Reino Unido (144 horas), Japão (129 horas) e Suíça (63 horas).
Acesse www.cupomvalido.com.br para mais informações.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.