Brasil e Argentina avaliam a possibilidade de criar uma moeda comum do Mercosul (Mercado Comum do Sul). O assunto deve ser tratado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país, segundo informações do jornal britânico Financial Times.
O objetivo, conforme o veículo, seria impulsionar o comércio e reduzir a dependência do dólar. Os países, apesar da eventual fusão, continuariam usando paralelamente suas moedas locais: o peso e o real. A partir dessas movimentações, as nações’ hermanas’ devem discutir sobre a viabilidade do projeto.
O veículo internacional registra que o tema pode ser explorado em uma cúpula em Buenos Aires nesta semana. Diversos líderes da América Latina também foram convidados e devem comparecer ao encontro. O Brasil, inclusive, já tem um nome em cogitação para a moeda, que se chamaria “sur”.
O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, destacou ao jornal britânico que se trata de um projeto bilateral entre as maiores economias da América do Sul. Outros países, na ocasião, devem receber ‘convite’.
— Haverá uma decisão de começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, que inclui desde questões fiscais até o tamanho da economia e o papel dos bancos centrais — comentou Massa.
— Não quero criar falsas expectativas. É o 1º passo de um longo caminho que a América Latina deve percorrer — acrescentou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.