Houve uma época em que o Brasil era conhecido como o destino dos carros descontinuados. Quando um modelo era retirado de circulação no exterior, ele era vendido aqui. Embora a situação tenha melhorado, e agora tenhamos carros mais modernos, alguns fabricantes ainda não aprenderam essa lição.
Por essa razão, selecionamos cinco carros globais que ainda são vendidos no Brasil e em alguns países da América Latina, embora já tenham sido descontinuados em todos os outros países onde eram fabricados e comercializados. Existe um caso específico em que uma marca importa apenas carros que já saíram de linha.
Chevrolet Cruze
O Cruze, o último carro verdadeiramente global da Chevrolet, que inclusive foi vendido na Europa, em breve será descontinuado. No entanto, faz vários anos que a Argentina é o único país do mundo que produz esse modelo de porte médio. O Cruze foi descontinuado em 2019 nos Estados Unidos e no México, em 2018 na Coreia do Sul e em 2020 na China, encerrando sua produção global.
Hyundai Kona, Ioniq e Tucson
Quando a CAOA anunciou a importação de novos carros para o Brasil, optou por trazer apenas modelos que já haviam sido descontinuados. O Kona chegou ao Brasil ao mesmo tempo em que a nova geração estava sendo lançada no exterior, enquanto o Ioniq (que foi descontinuado em 2022) passou a ser vendido regularmente, não apenas para aluguel. Mas o ápice é o Tucson, que foi lançado em 2018 e descontinuado em 2020, mas só agora será vendido no Brasil.
Renault Captur
Embora a Renault insista que o Captur ainda não foi descontinuado, ele está em uma situação incerta. Substituído na Europa em 2019 e na Rússia no ano passado, o SUV compacto continua em sua primeira geração no Brasil. Vale lembrar que nosso modelo é baseado no Duster, sendo assim maior e menos refinado que o equivalente europeu.
Peugeot 2008
Desde 2019, a Europa já está adquirindo a segunda geração do Peugeot 2008. No entanto, aqui no Brasil, ainda estamos com o modelo original de 2013. Para agravar a situação de obsolescência do SUV compacto, o elétrico e-2008 é importado para o Brasil, evidenciando o quanto a versão a combustão já está ultrapassada.
Volkswagen Amarok
Fora da América do Sul, a Volkswagen Amarok já evoluiu e se tornou uma parente próxima da Ford Ranger. No entanto, em nossa região, ainda continuamos com a antiga picape, que passará por uma reestilização profunda para disfarçar sua idade. A razão para não termos a nova Amarok é uma disputa entre as divisões argentinas da Volkswagen e da Ford.