Redes Sociais

Cultura

Da política à literatura: conheça 8 autores indispensáveis

A. S. Santos

Publicado

em

Da política à literatura: conheça 8 autores indispensáveis 20
É sabido que o brasileiro lê pouco. Nos índices mundiais de leituras, o Brasil costuma ficar em uma situação muito aquém da saudável. Aproveitando o super desconto de livros hoje, 6,na Amazon,fizemos uma lista com oito autores que são, ao seu modo, indispensáveis para o Brasil atual.

Machado de Assis

Tido por muitos como o maior escritor brasileiro, Machado é dono de um estilo de escrita para lá de brilhante, assim conseguiu como ninguém narrar a vida do carioca do início do século XX. Muito além, foi ele que por meio de seus contos e romances explanou com perfeição e sem ideologias o espírito humano.

Olavo de Carvalho

O filósofo, jornalista e polemista Olavo de Carvalho é, devido a sua erudição e habilidade de condensar em palavras o estado de coisas da política brasileira e mundial, o principal nome do conservadorismo contemporâneo brasileiro. Com trabalho reconhecido internacionalmente e por nomes como Jorge Amado e Miguel Reale, Olavo é hoje o maior fenômeno editorial do país. Além de impactar com seus escritos, o filósofo também resgatou e apresentou importantes autores do mundo anglo-americano e do Brasil.

Roger Scruton

Roger Scruton é um dos proeminentes intelectuais conservadores de nossos tempos. Sua vasta obra inclui livros que falam sobre os assuntos mais caros aos conservadores, como religião, política e arte, além de suas obras literárias, que foram lançadas recentemente aqui no Brasil.

Mário Ferreira dos Santos

Ele é um dos muitos intelectuais esquecidos pelo tempo e que foram resgatados por Olavo de Carvalho, que o colocou como uns dos maiores filósofo da história. Exagero ou não, Mário Ferreira dos Santo foi, além de grande filósofo pitagórico, um crítico cultural de mão cheia.

Michael Oakeshott

Pouco conhecido no brasil, tanto por conservadores quantos por progressistas, Michael Oakeshott foi um dos mais brilhantes teóricos políticos e filósofos do século XX. Sua obra é indispensável para entender uma das que são as principais características do conservadorismo inglês, o ceticismo.

Nelson Rodrigues

Nelson Rodrigues é em dúvida um grande nome do teatro, romance, jornalismo e crítica futebolista no Brasil. Além disso, é posto por muitos como o maior cronista brasileiro; sua escrita ácida e sagaz dizia com pouco pudor sobre a natureza humana, o que o colocou como opositor do politicamente correto de sua época.

Gilberto Freyre

Do cânone da história do Brasil , Gilberto Freyre é um historiador essencial, dentro e fora da academia, quando o assunto é descrever e analisar o Brasil e sua raízes.

Ariano Suassuna

Ariano Suassuna foi um dos mais destacados regionalistas do Brasil. Com várias obras adaptadas para a televisão, colocou ele em seus contos a marcante estética nordestina e toda sua riqueza.
Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites