128 anos de república, militares, fascista e de corruptos.
Para entender o momento da história precisamos voltar ao ano de 1889, deixando bem claro que a monarquia sofreu um golpe de estado, Dom Pedro II foi golpeado por seu marechal de confiança. O golpe militar estava marcado para o dia 20 de novembro de 1889, porém surgiu um boato entre os moradores e os simpatizantes dos republicanos, onde o governo teria ordenado a prisão de dois nomes, Benjamin Constant Botelho de Magalhães e Deodoro da Fonseca. Sendo assim o golpe foi adiantado e no dia 15 de novembro de 1889 a câmara dos deputados anunciou a largada da monarquia e a instauração da república.
Dom pedro II foi expulso do Brasil, juntamente com sua filha Izabel, ambos foram exilados de noite pois Deodoro sabia que eles eram queridos pelo povo e se houvesse uma manifestação a república não passaria. Deodoro fechou o congresso e ofereceu uma fortuna para Dom Pedro como forma de indenização porém ele não aceitou já que o dinheiro era público.
Pós-golpe, primeiro governo republicano, pós e contras.
O momento que procede ao golpe é marcado por um forte autoritarismo militar por parte do governo, o governo assumiu os ideais do positivismo. O regime da espada é marcado por três governos, o primeiro e o segundo foi do Marechal Deodoro e o terceiro foi o do Marechal Floriano Peixoto que assumiu por ser vice do Marechal Deodoro da Fonseca.
Deodoro fechou o congresso pois queria garantir sua soberania por meio da Lei da Responsabilidade, a Marinha brasileira não apoiou o golpe e começou a Revolta da Armada, por conta da Revolta da Arma Deodoro renuncia e assume seu vice o Marechal Floriano Peixoto.
Momentos especiais da primeiro república.
- Abolição da Monarquia
- Anulação da Constituição de 1824
- Convocação da Assembleia Constituinte
- Divisão da República em três poderes
- Liberdade de pensamento e de associação
- Manutenção da propriedade particular
- Sistema de voto aberto