O ex-presidente Lula à veio a publicou para pedir que a população brasileira fique em casa durante o surto do novo coronavírus no Brasil.
Ele disse que o papel do governo é cuidar do povo.
Ainda sobre o assunto, o petista destacou que é preciso que exista medidas para garantir a renda.
“Cuidar do país significa cuidar do povo e não cuidar do seu ego. Parem de se olhar no espelho e olhem para 210 milhões de habitantes, para muita gente que está desempregada nesse país que precisa sobreviver para combater o coronavírus. Depois que a gente salvar o povo, a gente vai discutir como salvar a economia”, declarou.
A incoerência do petista
Apesar de ter feito essa declaração, o Conexão Política destaca que em 2009, ano do surto da gripe H1N1, Lula se referiu à pandemia como uma gripe comum.
A declaração ocorreu em 11 de maio de 2009, durante um programa de rádio semanal – Café com o Presidente – voltando à tona essa semana nas redes sociais.
“Eu acho que essa gripe não é do tamanho que parecia que ia ser porque se vendeu uma gripe que já tinha tomado conta do mundo inteiro. Ou seja, eu penso que ela existe, ela é grave, mas aqui no Brasil nós estamos cuidando para evitar que se alastre em outras pessoas”, afirmou.
OMS elevou gripe H1N1 à pandemia
Um mês depois, no dia 11 de junho de 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta do vírus da gripe H1N1 para a fase 6, em uma escala de seis pontos, o que significava ser uma pandemia.
A OMS decidiu elevar o alerta devido ao surto da doença, conhecida como gripe suína.
“Isso significa que o mundo está entrando nos primeiros dias da primeira pandemia do vírus influenza no século 21”, disse a repórteres na época, em Genebra, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
Assista ao vídeo!
https://twitter.com/douglasantoscp/status/1243536033897156611