Ao aproximarmos dois imãs, através dos seus polos opostos, ocorre o que chamamos de atração automática. Quando criança, brinquei muito com imãs. Aproximava-os de todo tipo de objetos de ferro e ficava fascinado com o processo de atração que acontecia. Nossas vidas também são facilmente atraídas por Deus, quando nos aproximando da Sua Palavra. Também é verdade que, enquanto nos mantivermos afastados da Palavra de Deus, a Bíblia, nossa atração e desejo por Deus, bem como seus efeitos, parecem ficar à espera do nosso “start” de aproximação.
Hebreus 4:12, ao afirmar que “a palavra de Deus é viva e eficaz”, está nos trazendo a ideia dos efeitos que ela pode gerar dentro de nós. Sua eficácia não ocorre por acaso tampouco de modo automático, mas acontece quando nos aproximamos dela, permitindo que a letra, sua verdade, suas histórias, vidas, experiências dos personagens e todo o propósito que envolve as ações de Deus sobre o ser humano tome nossa atenção, e nos conduza a uma profunda e desafiadora reflexão. Neste sentido, a Palavra de Deus tem a capacidade de tirar nossas máscaras, nos confrontar e nos apresentar perante o ser que Deus planejou para que fôssemos, mas que fugíamos sem perceber.
Ela é capaz de visitar as áreas profundas do nosso ser, como quem percorre pelos cômodos de uma residência, entrando em nossas particularidades, acendendo as luzes e iluminando ambientes escuros, vindo a revelar sobre quem somos diante de Deus e quem somos aos seus olhos.
“… Ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” — Hebreus 4:12
Tudo na vida ganha muito mais significado quando resolvemos nos aproximar, seja de alguém ou alguma coisa. A aproximação produz a experiência do toque, do ouvir, do sentir e do olhar mais de perto; o “Bom Samaritano” soube experimentar os efeitos aproximação.
A vida de Moíses ganhou sentido e direção quando ele resolveu se aproximar da sarça ardente. Ele ficou impressionado com o fato do fogo não queimar a sarça. Ele decidiu “ver isso de perto” (Êxodo 3:3). Ali, portanto, foi o início de uma grande jornada na vida dele. Deus tem sempre uma resposta para aqueles que se aproximam dele. E o texto bíblico não poderia expressar diferente:
“O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E, então, do meio da sarça, Deus o chamou: ‘Moisés, Moisés!’ — Êxodo 3:4
Experimente essa jornada da aproximação! Pegue a Palavra de Deus, percorra por ela, deixe-a agir em você e “o mais Ele fará”!
Ajude a Evangelizar o Mundo!