O Evangelho de Lucas nos apresenta um jovem rico que gostaria de saber como poderia herdar a vida eterna. Contudo, Jesus concede uma resposta direta e clara, pois sabia das verdadeiras intenções daquele rapaz.
Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus… Ouvindo isto ele ficou triste, porque era muito rico. — (Lucas 18:22)
Já no capítulo seguinte, vemos Zaqueu, a quem a bíblia descreve como alguém muito rico e chefe dos publicanos, líder dos cobradores de impostos. A bíblia diz que ‘ele queria ver quem era Jesus’.
Essa era sua curiosidade. Descobrir quem era Aquele que grandes coisas realizava.
Jesus, que já sabia o que se passava no coração de Zaqueu, resolveu ir até a casa daquele cobrador de impostos. Lá, eles conversaram. E, certamente, foi Jesus quem o convenceu de algo que sozinho não teria acontecido. A seguir, Zaqueu decidiu produzir novos atos em sua vida:
Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais. — (Lucas 19:8)
Não sei o que seria mais difícil: aquele jovem conviver com as palavras de Jesus, todas elas latejando dentro dele, junto com sua tristeza; ou, uma possível negação de Zaqueu, quando seu coração já estava dominado pelas palavras de Jesus.
Uma coisa é certa: todos nós temos que lidar com situações de tristezas, mas podemos decidir não conviver com elas, se optarmos por ouvir o que o Senhor tem a nos dizer.
Zaqueu era um homem triste, apesar da sua riqueza, conquistada através da corrupção. E além disso, ele recebia crescentes sentimentos de ódio de parte das pessoas.
Há um ‘segredinho’ entre esses dois personagens, que tiveram reações e atitudes tão diferentes.
Enquanto o objetivo do jovem era ‘COMO HERDAR’, Zaqueu queria saber ‘QUEM ERA’!
Nossa relação com Jesus ainda é muito contaminada pelo que podemos obter através dEle, quando o que Ele mais deseja é que “conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” — (Oséias 6:3). O que realmente marcou o comportamento deles foi a atitude que tiveram enquanto Jesus conversava com eles. O jovem, “afastou-se triste” — (Mateus 19:22); enquanto Zaqueu, por sua vez, permaneceu na presença do Senhor.
Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então, ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. — (Lucas 19:5-6)
Seja qual for a resposta do Senhor, será muito melhor que você permaneça nEle, com Ele e na presença dEle!
Ajude a evangelizar o mundo!