Vereadora Janaina Lima cria primeiro Coworking Legislativo do Brasil

Autor: 2 Comentários Compartilhar:
Imagem: Divulgação | Facebook

A Vereadora Janaina Lima (NOVO-SP) inaugura, em novembro, um projeto inédito, transformando o seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo no primeiro coworking legislativo do Brasil.

O novo espaço foi desenvolvido sem o uso de recursos públicos, por meio de parcerias com pequenas e médias empresas, e será aberto para a utilização gratuita dos cidadãos que se cadastrarem no Programa Embaixadores da Mudança (http://www.embaixadoresdamudanca.org), comunidade que reúne um grupo de munícipes que se conectam à equipe do gabinete para apontar problemas, desafios e soluções nos principais bairros e comunidades da cidade.

Os cidadãos que quiserem participar devem apresentar projetos inovadores que tragam soluções efetivas para os problemas e desafios da cidade de São Paulo e seus bairros, resolvendo questões ligadas à gestão pública eficiente (incluindo zeladoria e desburocratização), empreendedorismo e primeira infância, que são os principais eixos de atuação escolhidos pela Vereadora para o seu mandato.

Os melhores projetos vão passar por um processo similar a uma mentoria, trabalhando de forma colaborativa com a equipe do gabinete, para que sejam viabilizados por meio de parcerias públicas e privadas. Não serão aceitos projetos de construção de novos equipamentos públicos (creches, escolas, hospitais, etc) ou sugestões que incluam apenas destinação de emendas e verbas do Orçamento.

“Somos um gabinete empreendedor, que funciona como uma startup da gestão pública e nosso lema é fazer mais com menos recursos públicos. Por isso, queremos chamar os cidadãos para trabalharem ao nosso lado em projetos que gerem resultados efetivos para a cidade”, explica a vereadora Janaina Lima, que em quase dois anos de mandato economizou mais de R$ 2 milhões cortando privilégios e reduzindo custos do seu gabinete.

Autora da Lei nº 16.944 de 2018, que institui aulas de educação financeira e empreendedorismo nas escolas municipais, e do Projeto de Lei (PL) 29/2017, que vai possibilitar ao empreendedor abrir uma empresa em apenas 72 horas, processo que hoje leva em média 80 dias, a Vereadora também está à frente de um grupo de trabalho, em parceria com o Poder Executivo, para criar espaços de coworking públicos em instalações municipais.

O novo projeto arquitetônico do gabinete foi desenvolvido pela Voila Arquitetura e é inspirado no valor do conhecimento, representado por uma árvore cenográfica que envolve a coluna do espaço.

O gabinete contou com a parceria das seguintes empresas: Estudio Rika (mobiliário), Fohm.Life (mobiliário), Innovare Virtual (3Ds), Neobandw (adesivos), Oficina Zoe (árvore cenográfica), Owa Sonex (forros e painéis acústicos), Pas Schaefer (grafite), REM Construtora (execução), Salua Ares (fotos), Teakstore (mobiliário), Tessarolo Mármores e Granitos (bancadas),
Voila Arquitetura (projeto arquitetônico e gerenciamento) e Woodlock (mobiliário).

Para usar o coworking, os postulantes devem acessar o link http://www.janainalima.net/coworking, cadastrar-se na plataforma Embaixadores da Mudança e enviar o seu projeto.

Após a aprovação, o acesso ao espaço se dará via agendamento, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Post anterior

O Antagonista supera o jornal Estadão, aponta ranking da Alexa

Próximo post

PicPay promete doar R$ 100 mil para a AACD após iniciativa de internauta

Você pode gostar também:

2 Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.