Proclamação da República, golpe?

Autor: 3 Comentários Compartilhar:

128 anos de república, militares, fascista e de corruptos.


Para entender o momento da história precisamos voltar ao ano de 1889, deixando bem claro que a monarquia sofreu um golpe de estado, Dom Pedro II foi golpeado por seu marechal de confiança. O golpe militar estava marcado para o dia 20 de novembro de 1889, porém surgiu um boato entre os moradores e os simpatizantes dos republicanos, onde o governo teria ordenado a prisão de dois nomes, Benjamin Constant Botelho de Magalhães e Deodoro da Fonseca. Sendo assim o golpe foi adiantado e no dia 15 de novembro de 1889 a câmara dos deputados anunciou a largada da monarquia e a instauração da república.

Dom pedro II foi expulso do Brasil, juntamente com sua filha Izabel, ambos foram exilados de noite pois Deodoro sabia que eles eram queridos pelo povo e se houvesse uma manifestação a república não passaria. Deodoro fechou o congresso e ofereceu uma fortuna para Dom Pedro como forma de indenização porém ele não aceitou já que o dinheiro era público. 

Pós-golpe, primeiro governo republicano, pós e contras.

O momento que procede ao golpe é marcado por um forte autoritarismo militar por parte do governo, o governo assumiu os ideais do positivismo. O regime da espada é marcado por três governos, o primeiro e o segundo foi do Marechal Deodoro e o terceiro foi o do Marechal Floriano Peixoto que assumiu por ser vice do Marechal Deodoro da Fonseca.

Deodoro fechou o congresso pois queria garantir sua soberania por meio da Lei da Responsabilidade, a Marinha brasileira não apoiou o golpe e começou a Revolta da Armada, por conta da Revolta da Arma Deodoro renuncia e assume seu vice o Marechal Floriano Peixoto.

Mapa politico do Brasil em 1889

 

Momentos especiais da primeiro república.

  • Abolição da Monarquia
  • Anulação da Constituição de 1824
  • Convocação da Assembleia Constituinte
  • Divisão da República em três poderes
  • Liberdade de pensamento e de associação
  • Manutenção da propriedade particular
  • Sistema de voto aberto
Post anterior

Juristas pedem extinção do PT, PMDB e outros 7 partidos

Próximo post

Google remove rede social ‘GAB’ da Play Store

Você pode gostar também:

3 Comentários

  1. Só houve um erro durante o Império mais precisamente no segundo reinado de dom Pedro II havia uma forte liberdade de expressão depois na república teve censura a quem falasse mal do presidente e da república todos os monarquistas que não concordaram com a mudança ou foram mortos ou sofriam fortes represálias como a guerra de canudos (levante monarquista) revolta da armada a marinha era fortemente contra a república. http://monarquista.com.br/1880-o-brasil-era-a-4o-economia-do-mundo-e-o-9o-maior-imperio-da-historia-veja-mais-curiosidades/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.