Redes Sociais

Política

Líder do governo no Senado defende reeleição no Legislativo

Marcos Rocha

Publicado

em

Marcos Oliveira, Roque Sá e Geraldo Magela

Em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta segunda-feira (14), o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo Bolsonaro no Senado Federal, afirmou ser favorável à reeleição das presidências da Câmara e do Senado.

“Você elege um presidente, você articula e constrói uma base de apoio na Câmara e no Senado, e no meio do mandato você precisa enfrentar uma nova eleição de Mesa Diretora? Eu acho que não faz sentido a gente ter reeleições indefinidas, uma após outra, mas se você tem uma reeleição para presidente da República, deveria ter uma reeleição para as mesas diretoras, seja do Congresso, seja das Assembleias, seja das Câmaras Municipais”, declarou.

O parlamentar ainda fez comparações com outras casas legislativas ao redor do Brasil e disse que o debate precisa ser melhor esclarecido.

“Como é que um presidente de Assembleia [Legislativa] pode ter 7, 8, 9 mandatos consecutivos e você não permitir dentro da legislatura [do Senado] apenas uma reeleição?”, questionou Bezerra.

Vale lembrar que, no Congresso Nacional, a reeleição dos presidentes é, sim, autorizada, desde que em legislaturas diferentes.

Bezerra também disse os senadores aguardam uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema até o fim deste mês.

“Estamos aguardando uma manifestação do Supremo Tribunal Federal provocada pela Adin que foi impetrada pelo PTB. Nessa Adin, o PTB manifesta a inconstitucionalidade de uma reeleição dentro de uma mesma legislatura. Então o Supremo deverá estar se manifestando até o final de setembro”, finalizou.

Alcolumbre tenta se reeleger e tem feito acenos ao governo Bolsonaro para conseguir se manter no comando do Congresso Nacional.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Editor-chefe do Conexão Política; residente e natural de Campo Grande/MS | FALE COMIGO: [email protected]

alan correa criação de sites