Redes Sociais

Brasil

AO VIVO: Em sabatina no Senado, Kassio Nunes defende ‘garantismo judicial’

Marcos Rocha

Publicado

em

TV Senado | Reprodução

Durante sabatina no Senado Federal, nesta quarta-feira (21), o desembargador Kassio Marques Marques, ao responder sobre seu perfil enquanto magistrado, defendeu o que chamou de ‘garantismo judicial’.

A expectativa da presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), é que a sabatina dure, pelo menos, oito horas.

“O garantismo judicial nada mais é do que aquele perfil de julgador que garante as prerrogativas e direitos estabelecidos na Constituição. O garantismo judicial não se confunde com o instituto do originalismo ou do textualismo, que retratam uma postura diferente e também conservadora, no sentido de aplicar na literalidade o dispositivo de lei e na literalidade o dispositivo constitucional sem circunstanciar ou sem fazer um exercício de hermenêutica com todos os sistemas. Então, diante desse quadro, se eu me considero um garantista, sim, eu tenho esse perfil. O garantismo deve ser exaltado, todos os brasileiros merecem o direito de defesa. Todos os brasileiros, para chegarem a uma condenação, precisam passar por um devido processo legal. E esse é o perfil do garantismo”, declarou.

Acompanhe Ao Vivo

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Editor-chefe do Conexão Política; residente e natural de Campo Grande/MS | FALE COMIGO: [email protected]

alan correa criação de sites