Matemática no Brasil: a realidade e os desafios

Autor: 1 comentário Compartilhar:

Matemática: a realidade de outro mundo.


Segundo Olavo de Carvalho, estudar muita matemática desenvolve tremendamente a capacidade de raciocinar sobre o que não existe.

Enquanto países como Cingapura, China e Japão se consolidam como os melhores países para se aprender matemática, o Brasil se consolida como o 133º na modalidade. 

(Foram avaliados Performing Math Calculations at Chalkboard

 

O IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), afirma que, o Brasil patina na educação e a formação de professores é “catastrófica”.

Cerca de 45 milhões de alunos são de escolas públicas hoje no Brasil, e desses apenas 501 ganharam medalhas de ouro na OBMEP. A pergunta que fica é: qual a causa para que o ensino da matemática no Brasil seja tão complicado e tão escasso? Os alunos demoram anos para aprender a tabuada, e muita das vezes chegam ao ensino médio sem saber.

Uma pesquisa realizada pelo site ‘Seu Professor’ provou que matemática e física são responsáveis por 60% das dúvidas dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. A lógica não é algo que o brasileiro gostar de usar, e isso reflete em muitas áreas.

Qual a dificuldade em aprender quanto 9×9 ou 8×7? São  coisas fáceis, mas que para o aluno brasileiro se torna difícil. Isso explica a razão das notas baixas em provas de puro raciocínio matemático ( ITA, EsPCEx, OBMEP, OBM e assim vai). E a situação piora quando o assunto é números complexos ou até mesmo matrizes de ordem elevadas.

Essa vai direto para a linha intelectual de esquerda que administra a educação pelo MEC. Como vocês querem transformar a educação no país, se não mudam a forma de transmitir o ensino, não mudam a forma de ensinar? Querem  mudar o papel sem mudar a prática? 

Encerro deixando minha critica ao MEC e aos intelectuais. O Brasil não precisa de falacias em programas de tv e comerciais de governo, o Brasil precisa de seriedade quando o assunto é Educação.

Post anterior

OPINIÃO: Sem mamata, sem sindicato

Próximo post

Sérgio Moro ignora defesa de Lula e exige depoimentos de Glaucos e João

Você pode gostar também:

1 comentário

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.