Redes Sociais

Manaus

Vereador de Manaus na luta contra corrupção

Na parlamento da capital do Amazonas, o vereador Chico Preto tem encampado desde o ano passado uma pauta anticorrupção

Douglas Santos

Publicado

em

Vereador de Manaus na luta contra corrupção 21
Imagem: Divulgação | Facebook

Como uma voz clamando no deserto, o vereador Chico Preto (PMN), de Manaus, tem sido como o personagem bíblico João Batista, abrindo o caminho para que um novo momento de transparência e respeito ao dinheiro público seja estabelecido na capital do estado do Amazonas.

Chico Preto tem encampado desde o ano passado uma pauta anticorrupção no parlamento municipal. No período, elaborou três projetos de lei neste sentido. O primeiro foi o ‘Seguro Anticorrupção’ – que prevê a participação de uma seguradora, a fim de que os contratos sejam realizados sem danos para a Prefeitura e o fornecedor -; na sequência o que determina teto de 0,7% da Receita Líquida Corrente para gastos da Prefeitura com publicidade.

O último projeto está em fase de consulta pública e será apresentado em abril. Ele estabelece que haja uma ordem pública e cronológica dos pagamentos de fornecedores por parte do Poder Executivo Municipal.

Sabemos que uma das portas de entrada da corrupção é a ausência de um critério para pagamentos dos fornecedores. A Operação Maus Caminhos mostrou isso”, explicou.

Por ser o único vereador de oposição e postura independente na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Chico Preto tem encontrado dificuldade na aprovação dessas pautas. Bem por isso mudou a estratégia e agora tem usado as redes sociais para convidar a população a abraçar os projetos e consequentemente ter condições de aprova-las.

Aqui na Câmara Municipal de Manaus o melhor projeto possível não é aprovado simplesmente porque o prefeito tem uma bancada de maioria absoluta. Ciente disso, tenho chamado a população a abraçar minhas pautas. Creio que assim como aconteceu na derrota do (Renan) Calheiros para presidência do senado, se o povo pressionar, conseguiremos também ter nossas vitórias aqui no parlamento municipal”, destacou Chico Preto.

AUDIÊNCIA COM MORO

Alinhado às ideias liberais do ministro da Economia Paulo Guedes e ao conservadorismo do presidente Jair Bolsonaro, Chico Preto está pleiteando uma audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro a fim de debater as pautas anticorrupção em curso em Manaus.

Pretendo ir à Brasília e apresentar ao ministro o que temos feito em prol do combate à corrupção aqui em Manaus. Quero ouvi-lo, quero buscar novas ideias na fonte. Já encaminhei um ofício solicitando essa audiência e espero que dê certo em breve”, finalizou.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

CONTATO: [email protected] | Natural de Manaus, estudante de Ciências Econômicas e editor do Conexão Política.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites