Redes Sociais

Brasil

MEC entrega 120 ônibus escolares para zona rural de São Paulo. Cerca de 10 mil estudantes vão ser beneficiados

Redação

Publicado

em

Imagem: Diego Rocha - Ministério da Educação

Cerca de 10 mil estudantes da zona rural do estado de São Paulo vão ser beneficiados com transporte escolar de qualidade, moderno e com acessibilidade. O Ministério da Educação (MEC) entregou 120 ônibus que vão deixar e buscar crianças e adolescentes em escolas de 115 municípios da região.

Cada veículo tem a capacidade de transportar até 44 passageiros e são equipados com poltronas móveis para embarque e desembarque de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. No total, a frota custou mais de R$ 27 milhões, sendo cada unidade, R$ 226,5 mil. O recurso faz parte do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“É um símbolo o que estamos fazendo aqui. O que é esse símbolo? O que significa o ônibus? Nós vamos aprendendo. Transporte da criança, uma situação segura, digna. O que significa isso? Significa preocupação com a próxima geração, significa família”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Para a presidente do FNDE, Karine Santos, é importante que os prefeitos municipais saibam que podem adquirir os veículos com recursos próprios, por meio de emendas parlamentares e também por meio dos recursos do governo federal. “Dependendo do modelo do ônibus, a economia no preço final pode chegar a 38% frente ao valor estimado”, explicou.

Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola leva transporte escolar especialmente para áreas rurais e ribeirinhas. A iniciativa contribui para a redução da evasão escolar. No ano passado, foram entregues mais de 1,3 mil ônibus a 480 municípios.

Para 2020, o Ministério da Educação já disponibilizou aos estados e municípios atas para aquisição de 6,2 mil ônibus. A novidade é o veículo tipo jipe, com tração 4 × 4, para locais de difícil acesso. É a primeira vez que o FNDE oferece esse modelo.

Com informações do Ministério da Educação

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

O Conexão Política é um portal de notícias independente — compromissado em transmitir os fatos. Analisamos e cobrimos os principais assuntos da política. Contribua: apoia.se/conexaopolitica

Parceiros

alan correa criação de sites