Redes Sociais

Brasil

Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte é inaugurado em Manaus

Equipe formada por agentes de inteligência dos sete estados da região Norte vai atuar, de forma integrada, aos demais agentes de segurança dos centros de inteligência do país.

Redação

Publicado

em

Divulgação | Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública inaugurou, nesta sexta-feira (13), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Norte (CIISPR-Norte) na cidade de Manaus (AM).

O objetivo do centro é promover a integração da atividade de inteligência e dar agilidade no fluxo de informações entres as agências de inteligência dos sete estados da região.

A entrega contempla um dos projetos estratégicos da pasta e visa fortalecer o combate ao crime organizado e à criminalidade violenta.

Participaram da cerimônia, o ministro da Justiça e Segurança Publica, Sérgio Moro; o governador do Amazonas, Wilson Lima; demais governadores e secretários de segurança pública da região Norte e o secretário de Operações Integradas do MJSP, Rosalvo Franco.

Todos os estados podem contar com o governo federal no combate ao crime”, afirmou o ministro Sergio Moro.

Com investimento na ordem de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos, o CIISPR-Norte será estruturado, inicialmente, por um profissional de inteligência de cada um dos estados aderentes, um coordenador recrutado pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), um representante de cada uma das agências de inteligências de segurança pública do estado do Amazonas e dois analistas especialistas em atividades como extração de dados e business intelligence.

Entre as principais funções do CIISPR-Norte está a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país.

Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e terão o acesso integrado de conteúdo pertencentes às bases de dados de diversas instituições.

Umas das atividades que poderão ser desenvolvidas são a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas e subsidiar a elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa.

Ação Estratégica

O CIISPR-Norte é uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do MJSP – que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N).

Inaugurado em agosto, o Centro Nacional é o responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos à cinco regiões do país.

Além da região Norte, também está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da região Nordeste (CIISPR-NE) e da região Sul (CIISPR-SUL), os quais juntos tem acesso já realizaram mais de 1300 difusões de documentos de inteligência.

Com ativação do CIISPR-Norte, a Rede CIISP passará ter acesso a aproximadamente 200 bases de dados de 19 estados do país.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

O Conexão Política é um portal de notícias independente — compromissado em transmitir os fatos. Analisamos e cobrimos os principais assuntos da política. Contribua: apoia.se/conexaopolitica

Parceiros

alan correa criação de sites