Redes Sociais

Brasil

Bolsonaro é o presidenciável com maior intenção de voto no Twitter, diz pesquisa

Raul Holderf Nascimento

Publicado

em

Bolsonaro é o presidenciável com maior intenção de voto no Twitter, diz pesquisa 21
Imagem: Igor Estrela/Estadão

O último levantamento da Scup Social monitorou o Twitter durante o mês de março para identificar as intenções de votos e as manifestações espontâneas dos usuários aos principais presidenciáveis na eleição de 2018.

Segundo o levantamento da Scup Social, Jair Messias Bolsonaro (PSL) é o candidato com maior intenção de votos na rede social.

O estudo aconteceu antes dos desdobramentos que levaram Lula à prisão.

No total, foram 7.727 usuários identificados pelo levantamento.

Jair Bolsonaro

3.237 usuários continham hashtags com seu nome. Dessas, 60,4% indicavam intenção de voto positiva (votariam nele) e 39,6% com intenções de voto negativas (não votariam nele).

Dentre o total de mensagens sobre Bolsonaro, 38,34% expressavam um sentimento positivo ao falar do político, contra 24,07% que postaram frases com um tom mais negativo e 37,58% em tom neutro.

Lula da Silva

Em seguida, na lista de mais menções de voto, vem Lula.

Foram 1.347 tweets com seu nome. 48,50% indicaram que votariam nele, contra 51,50% que não votariam.

Dos comentários, 42,66% eram neutros, 24,18% eram positivos e 33,15% eram negativos.

Outros votos

O terceiro “candidato” mais mencionado em março foi, na verdade, o voto nulo. Apareceram 740 mensagens com tal intenção.

Em quarto, aparece Manuela D’Ávila (PC do B). Quem a menciona, costuma ser porque vai votar nela. A intenção de voto positiva aparece em 88,4% dos tweets.

Outros possíveis candidatos citados e que aparecem no estudo são Marina Silva (Rede), João Amoêdo (Partido Novo), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL).

O estudo da Scup Social frisa que a pesquisa tem como recorte a opinião de usuários do Twitter e não expressa necessariamente a vontade da maioria dos brasileiros. A ferramenta captou manifestações espontâneas. Não sendo, assim, uma pesquisa de abordagem do tipo “opinião”, como a do Ibope, feita nas ruas de cidades brasileiras.

Com informações, Guilherme Dearo – EXAME.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Professor, cristão, colunista, e redator. Amo ciências políticas, sou conservador e nordestino com orgulho.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites